Ciro Nogueira
Senador Ciro Nogueira (PP-PI) está cotado para assumir a Casa Civil do governo Bolsonaro.| Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A mãe do senador Ciro Nogueira (PP-PI) pode se tornar senadora da República se a indicação dele como ministro da Casa Civil for confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro na próxima segunda-feira (21). Aos 72 anos, Eliane Nogueira é a primeira suplente de Ciro e assume o posto quando o titular do mandato se afasta por alguma razão. Filiada ao PP como o filho, Eliane não tem experiência em cargos públicos e pode fazer sua estreia como parlamentar.

Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (21) que fará uma reforma ministerial. A mudança deve envolver trocas em dois ministérios e a recriação da pasta do Trabalho: Ciro Nogueira iria para a Casa Civil no lugar do general Luiz Eduardo Ramos, que passa para a Secretaria-Geral, ocupada hoje por Onyx Lorenzoni (DEM). Onyx então seria deslocado para o novo Ministério do Trabalho, cuja recriação está sendo considerada por Bolsonaro.

Além de senador, Ciro é presidente nacional do PP e um dos principais líderes do Centrão. Mesmo que não se torne senadora agora, Eliane terá outra chance a partir de outubro de 2022. O filho planeja se candidatar ao governo do Piauí e, caso eleito, teria a mãe no Senado até 2026, já que tem ainda mais quatro anos de mandato como senador.