Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que se projeto for aprovado, quarentena para juízes pode valer já para a eleição de 2022.
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que se projeto for aprovado, quarentena para juízes pode valer já para a eleição de 2022.| Foto: Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta quarta-feira (29) que deve colocar em votação no segundo semestre projeto de lei que prevê uma quarentena para que juízes se candidatem. Segundo ele, a ideia é que a nova regra já valha para a próxima eleição presidencial, em 2022. A previsão foi dada após o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, defender um prazo de oito anos para que um magistrado esteja apto a disputar um cargo público após deixar a toga. “Acho que o presidente Toffoli está correto”, respondeu Maia ao ser questionado sobre o tema. “Já existem projetos tramitando na Casa e acho que essa matéria está sendo amadurecida e muito perto de se chegar a um entendimento de que as carreiras não podem ser utilizadas como trampolim”, disse. Pela proposta defendida por Toffoli, a quarentena valeria também para integrantes do Ministério Público. “Muita gente quis votar no primeiro trimestre, mas com a pandemia acabou atrasando”, afirmou Maia.