Rodrigo Maia
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).| Foto: José Cruz/Agência Brasil_EBC

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que se sentiu traído por ACM Neto, presidente nacional do partido. “Mesmo a gente tendo feito o movimento que interessava ao candidato do Neto no Senado, ele entregou a nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto”, disse Maia em entrevista ao Valor. O DEM abandonou o candidato à presidência da Câmara apoiado por Maia, Baleia Rossi (MDB-SP), na noite anterior à eleição.

O movimento favoreceu o candidato governista e agora presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). “Foi um processo muito feio do Neto e do Caiado. Ficar contra é legítimo, falar uma coisa e fazer outra não. Falta caráter, né”, desabafou o deputado. Ele afirmou que ouviu do presidente do partido “centenas de vezes” que o DEM não apoiaria Bolsonaro. Maia disse que vai pedir ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a saída do partido e deve ir para uma sigla de oposição ao presidente Jair Bolsonaro.

“Estarei num partido que será de oposição ao presidente Bolsonaro. O partido a que vou me filiar será de oposição, diferentemente do ACM Neto, que fala uma coisa em “off” e em “on” fala outra, que diz que não apoia de jeito nenhum e ao mesmo tempo dá entrevista dizendo que pode ir do Ciro ao Bolsonaro. Mostra que não tem ou perdeu a coluna vertebral”, ressaltou.

O ex-presidente da Câmara disse ainda que vê o partido voltando à extrema-direita. “O DEM decidiu majoritariamente por um caminho, voltando a ser de direita ou extrema-direita, que é ser um aliado do Bolsonaro”.