Mais de 800 mil pessoas já aderiram ao saque-aniversário do FGTS
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O Secretário de Política Econômica do ministério da Economia, Adolfo Sachsida, informou que 823 mil pessoas já aderiram ao saque aniversário do FGTS, modalidade criada pelo governo Bolsonaro. Essas pessoas possuem 2,9 milhões de contas ativas ou inativas, com saldo de R$ 6 bilhões. Elas vão poder sacar, no ano que vem, conforme a data de aniversário, R$ 1,1 bilhão. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (19).

O saque-aniversário é uma nova modalidade para ter acesso ao dinheiro do FGTS. Ao aderir, o trabalhador pode sacar um percentual do seu saldo anualmente, seguindo o calendário definido pela Caixa, de acordo com a data de aniversário. Em contrapartida, ao ser demitida sem justa causa, a pessoa não tem mais acesso ao saque total do fundo. A adesão é opcional. O processo de adesão começou em setembro e vai até o fim do ano, basta procurar uma agência da Caixa.

Sachsida afirmou que o saque-aniversário é um mudança no modelo do FGTS. "O saque-aniversário foi desenhado para ser uma medida de longo prazo para corrigir a alta rotatividade do trabalhador brasileiro, aumentando a produtividade do trabalho, e para melhorar o ambiente do mercado de crédito. A lei ainda nem foi assinada e já tem 1,1 bi [de reais] para serem sacados."