Manchas de óleo no Nordeste: Ricardo Salles
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles acompanhou a coleta de manchas de óleo no Nordeste, em ação realizada pelo Ibama.| Foto: Reprodução Twitter

Análises feitas pela Petrobras mostram que a provável origem das manchas de óleo no Nordeste brasileiro podem ser petróleo da Venezuela. A informação foi obtida pela Folha. Um relatório sigiloso enviado pela Petrobras ao Ibama teria revelado a suspeita por análise comparativa com o petróleo venezuelano, que tem características diferentes do produzido no Brasil. Inclusive, a Venezuela passa por uma crise ambiental, em que o derramamento de petróleo é constante no Lago Maracaibo.

A principal suspeita é que as manchas de óleo no Nordeste tenham partido de um vazamento em algum navio. As análises bioquímicas das amostras revelam que o óleo certamente não foi produzida no Brasil. Nesta segunda-feira (7), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobrevoou as regiões afetadas e acompanhou uma equipe do Ibama na coleta de materiais em uma praia do Sergipe. Ele disse que mais de 100 toneladas de manchas de óleo atingiram o litoral brasileiro. Mais de 120 praias foram afetadas.