Em São Paulo, manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, por volta das 15 horas
Em São Paulo, manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, por volta das 15 horas| Foto: Divulgação/MBL

Movimentos como Vem pra Rua, NasRuas e Movimento Brasil Livre (MBL) voltaram a organizar atos neste domingo (8) para cobrar do Congresso Nacional a votação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que autoriza a prisão do réu após sua condenação em segunda instância, sem necessidade do trânsito em julgado dos eventuais recursos. No Facebook, os movimentos divulgaram imagens de algumas manifestações, como no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Ribeirão Preto – parte realizadas pela manhã e outras por volta das 16 horas. Alguns políticos participaram dos atos. O Vem pra Rua planejava a realização de atos em mais de 100 municípios. Ainda não há uma estimativa de público divulgada pelos organizadores.

Em São Paulo, o ato foi realizado à tarde. “Nós estamos aqui mais uma vez na Avenida Paulista e em todo Brasil contra a impunidade, contra a corrupção e contra os poderosos, que se recusam a escutar a nossa voz. Mas, mais uma vez, nós não deixaremos que a voz da maioria seja abafada pelos corruptos que estão saindo das cadeias por conta do nosso STF. O recado de hoje é muito claro. Senhores deputados, senhores senadores, ou a PEC da segunda instância passa no Congresso ou o bicho vai pegar”, discursaram os manifestantes, no coro puxado por um dos organizadores.

O Nas Ruas levou para o ato em São Paulo um boneco inflável de Sergio Moro e outro de Gilmar Mendes com a estrela do PT no peito ao lado do ex-presidente Lula.