Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde.
Marcelo Queiroga, novo ministro da Saúde.| Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou na segunda-feira (15) que o presidente Jair Bolsonaro determinou "amplo debate" com a comunidade médica sobre as ações no combate à pandemia da Covid-19 e descartou lockdown como política para enfrentar a pandemia.

"O presidente determinou que se fizesse um amplo debate com a comunidade médica para que a gente harmonize mais as relações e tenhamos um resultado melhor diante da pandemia", disse à GloboNews.

O médico, que assume o cargo no lugar de Eduardo Pazuello, terá um encontro nesta terça (16) para iniciar a transição da pasta que deve durar até duas semanas. Queiroga disse ainda em entrevista que o Sistema Único de Saúde (SUS) tem sido uma "grande ferramenta" no enfrentamento da pandemia e que, em 2021, o objetivo á ampliar a cobertura de vacinas. O novo ministro considerou a troca no comando uma mudança "para que as políticas que o presidente quer colocar em prática aconteçam com maior concretude".

Ao canal CNN Brasil, Queiroga disse que "esse termo de lockdown decorre de situações extremas. São situações extremas em que se aplica. Não pode ser política de governo fazer lockdown. Tem outros aspectos da economia para serem olhados".