Médico Marcelo Queiroga, indicado para ser o novo ministro da Saúde, e o atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, falam à imprensa no Ministério da Saúde.
Médico Marcelo Queiroga, indicado para ser o novo ministro da Saúde, e o atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, falam à imprensa no Ministério da Saúde.| Foto: ábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O novo ministro da Saúde, o médico Marcelo Queiroga, fez nesta terça-feira (16) seu primeiro pronunciamento ao lado de Eduardo Pauzuello, que deixa a pasta. Queiroga defendeu a "união da nação" no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e pediu que a população use máscaras. “Eu tenho certeza, que nós teremos ajuda dos brasileiros para executar as políticas públicas do interesse da população e com isso ter um resultado mais desejável no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e nas outras situações de saúde pública que afetam a nossa sociedade”, disse Queiroga.

Para o novo ministro, o Sistema Único de Saúde (SUS) "é a grande arma" para enfrentar não só a pandemia, mas também outros problema de saúde pública nacional. Pazuello afirmou que nesta quarta-feira (17), ele e o novo ministro irão para o Rio de Janeiro para fazer "o primeiro encaminhamento das vacinas produzidas pela Fiocruz". A Fiocruz deve entregar na quarta as primeiras 500 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca produzidas na fundação. Queiroga também defendeu um trabalho harmônico e a união de esforços com os secretários municipais de saúde do país para coordenar ações.