Marcha das Margaridas 2019: Brasília
Realizada a cada quatro anos, Marcha das Margaridas 2019 teve participação de 100 mil trabalhadoras rurais e urbanas.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Realizada a cada quatro anos em Brasília, a Marcha das Margaridas 2019 parou o trânsito em Brasília nesta quarta-feira (14). Organizadores estimam mais de 100 mil mulheres na marcha, realizada nas proximidades do Congresso. A manifestação é promovida por trabalhadoras rurais e tem como objetivo buscar o fim da violência no campo – incluindo a luta contra o feminicídio – e a promoção, em especial para mulheres, dos direitos trabalhistas no meio rural.

Com o apoio de sindicatos rurais e de outras categorias, a Marcha das Margaridas 2019 teve como lema “luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência". Organizadores explicam o que é a Marcha das Margaridas: uma homenagem a Margarida Maria Alves, liderança do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alagoa Grande, na Paraíba, assassinada por latifundiários dia 12 de agosto de 1983. A marcha é promovida desde 2000. O tema ficou no topo dos trending topics (tópicos mais comentados) do Twitter nesta quarta.