Decisão de Marco Aurélio sobre André do Rap deve ser derrubada
Liminar de Marco Aurélio sobre André do Rap foi cassada por Luiz Fux, mas bandido já está foragido.| Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, se irritou com o presidente da Corte, Luiz Fux, ao proferir o voto nesta quinta-feira (15) no julgamento sobre André do Rap. "Só falta essa, vossa excelência querer me ensinar como eu devo votar. Eu não imaginava que seu autoritarismo chegasse a tanto. Só falta a vossa excelência querer me peitar para eu modificar meu voto", disse Marco Aurélio.

A resposta do ministro, que criticou Fux por ter suspendido sua decisão, veio quando o presidente o lembrou que o Plenário, em sua maioria decidiu analisar o mérito. Luiz Fux pediu para falar com o colega quando terminasse o julgamento, Marco Aurélio disse que sairia da sala de julgamento. O presidente da Corte pediu em nome da boa relação com o colega: "que nós tenhamos dissenso, mas nunca discórdia" e disse acreditar que o decano foi "enganado" por André do Rap.

O ministro disse que não se sentiu enganado. "Continuo convencido do acerto da liminar que implementei, se alguém falhou não fui eu, não posso ser considerado bode expiatório", afirmou. Marco Aurélio pontuou a falta foi de "diligência do juiz de origem, do Ministério Público, e na representação da própria polícia". O ministro votou contra a decisão de Fux. O Supremo decidiu por 9 votos a 1 que André do Rap deve voltar para a prisão.