O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, em audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado.
| Foto:

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, disse que concorda com o presidente Jair Bolsonaro sobre a possibilidade de limitar a divulgação de dados sobre o desmatamento da Amazônia, informa a Folha de S. Paulo. "Durante o período em que o Ibama está em ação, esse dado não deveria ficar exposto porque a gente estaria dando chave para o bandido. Eu quero é pegar quem está cortando [árvores] de forma irregular", disse no encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Campo Grande. Uma reunião entre o ministro e o Inpe vai definir como será feita a limitação.

Pontes também falou da dificuldade de monitorar o desmatamento. "Eu vi a Amazônia do espaço muitas vezes e digo a dificuldade que é tirar foto porque ela é coberta por nuvens, às vezes fumaça", afirmou. O fato é que é difícil fazer essa observação mais precisa, mas isso não quer dizer que os dados sejam incorretos. Eles estão lá e são dados de alerta, estão aí para isso".