medico
No Paraná, 17 cidades ficaram sem nenhum dos médicos contratados no último edital do programa federal. Foto:| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

O Ministério da Educação (MEC) deverá autorizar que faculdades particulares sejam responsáveis por parte do processo de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior. Hoje, somente universidades públicas podem executar todas as etapas da revalidação. A mudança foi incluída na minuta da portaria que definirá novas regras para a revalidação de diplomas médicos no País.

A alteração é criticada por entidades que representam a categoria, que temem que a obtenção de um diploma revalidado vire "um balcão de negócios". O Ministério da Saúde estima que sejam 120 mil brasileiros já formados ou que estudam Medicina fora do País. Também têm interesse na revalidação os cerca de 2 mil médicos cubanos que ficaram no Brasil após o fim da parceria entre os dois países. Para que as mudanças entrem em vigor, a portaria precisa agora ser publicada. Não há data definida para que isso aconteça.