Novo texto do Médicos pelo Brasil
Novo texto do Médicos pelo Brasil permite a profissionais cubanos a permanência no Brasil sem realização do Revalida.| Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

A Câmara dos Deputados pode votar já nesta terça-feira a medida provisória (MP 890/19) que cria o Programa Médicos pelo Brasil: substituto do Mais Médicos. A votação da MP pode ocorrer nesta terça-feira (19), já que é o primeiro item da pauta da Câmara. A matéria tem como relator do projeto de lei de conversão o senador Confúcio Moura (MDB-RO). Alterado na comissão mista a contragosto do governo, o novo texto do Médicos pelo Brasil permite, entre outras medidas, a continuidade a médicos de outras nacionalidades, como cubanos, a seguir no Brasil sem a realização do de diplomas de medicina obtidos no exterior (Revalida).

Entidades médicas, como o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) protestam contra a aprovação do novo texto do Médicos pelo Brasil. Eles questionam, além da ausência de necessidade de realização do Revalida, a aplicação do exame por entidades privadas e a criação de consórcios estaduais para a contratação de estrangeiros.