STF
O presidente do STF, Luiz Fux, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira| Foto: Nelson Jr./STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, se reuniu nesta terça-feira (3) com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Após o encontro, em nota oficial, a Corte informou que o general afirmou ao ministro que “as Forças Armadas estão comprometidas com a democracia brasileira e que os militares atuarão, no âmbito de suas competências, para que o processo eleitoral transcorra normalmente e sem incidentes”.

A reunião ocorre após uma semana após a divulgação de uma nota dura da Defesa, em que Paulo Sérgio Nogueira classificou como “irresponsável” e “grave ofensa” uma declaração do ministro Luís Roberto Barroso, durante evento acadêmico internacional, de que as Forças Armadas estariam sendo orientadas a atacar o processo eleitoral para desacreditá-lo.

Ex-presidente do TSE, Barroso convidou as Forças Armadas, no ano passado, para fiscalizar o sistema eletrônico de votação. Desde então, o general Heber Portella, chefe do Comando de Defesa Cibernética do Exército, tem questionado a área técnica do tribunal sobre seus mecanismos de segurança, validação e contagem dos votos.

O STF informou que o encontro desta terça com Fux precedeu uma reunião de Paulo Sérgio com o atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin. “A agenda foi pedida pelo general em deferência ao Chefe do Poder Judiciário”, afirmou a nota, para justificar a prioridade dada a Fux. Ainda segundo o STF, o ministro “ressaltou que a Suprema Corte brasileira preza pela harmonia entre os poderes e pelo respeito entre as instituições”.

Em nota divulgada no início da noite, a Defesa informou que foram discutidos "temas institucionais, tal como o respeito entre as instituições". "Também foi tratada a colaboração das Forças Armadas para o processo eleitoral. O Ministro da Defesa reafirmou, ainda, o permanente estado de prontidão das Forças Armadas para o cumprimento das suas missões constitucionais", diz a nota.

Mais cedo, Fux se reuniu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).