Aplicativo do ConecteSUS
Aplicativo do Conecte SUS estava sem funcionar desde o dia 10 de dezembro| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Saúde informou na noite desta quinta-feira (23) que o sistema do Conecte SUS foi restabelecido. O aplicativo e o site estavam fora do ar há 13 dias, desde que sofreram um ataque hacker, na madrugada de 10 de dezembro. “Felizmente, não perdemos dados e agora espero que a situação esteja normalizada”, disse o ministro Marcelo Queiroga à CNN Brasil, que justificou a demora no restabelecimento do serviço à ocorrência de um segundo ataque, três dias depois.

É por meio do Conecte SUS que as pessoas emitem o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, documento exigido para quem vai viajar ao exterior, por exemplo. O ministério destacou que a emissão do certificado pode apresentar instabilidade nas primeiras horas, em razão do volume dos acessos.

O ataque ao Ministério da Saúde também afetou o sistema de notificação de casos da Covid. O e-SUS Notifica, que reúne informações sobre infecções e mortes pela doença, ficou inacessível por 11 dias até ser estabelecido na última terça-feira (21). A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação dos hackers, que atingiu também outros órgãos do governo.