A Coronavac passará a fazer parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).
A Coronavac passará a fazer parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).| Foto: Governo do Estado de São Paulo.

O Ministério da Saúde incluiu a Coronavac na campanha de vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos. A medida foi anunciada nesta sexta-feira (21) pelo secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, que detalhou as recomendações. Ontem, a Anvisa liberou o uso do imunizante com a orientação de que não seja aplicado em imunocomprometidos. Com a decisão do ministério, a Coronavac passará a fazer parte do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO).

Segundo Cruz, uma pesquisa prévia mostrou que cerca de 6 milhões de doses já estão disponíveis no estoque do ministério e mais 3 milhões estão armazenadas nos estados. A pasta está realizando um levantamento para determinar exatamente quantas vacinas estão com os municípios.

A vacina pediátrica e para adolescentes é mesma já utilizada em adultos, e a imunização será feita em duas doses aplicadas em intervalo de 28 dias. "Vamos aguardar as respostas das unidades federativas e, quando recebermos todas as informações dos quantitativos das doses, e vamos conversar com o Instituto Butantan, e avaliar a necessidade de compra de mais doses", afirmou o secretário.

Ele ressaltou que se a quantidade de doses já compradas não for o suficiente, o ministério pode adquirir novas doses "já na próxima semana". De acordo com Cruz, o Butantan já sinalizou que teria cerca de 7 milhões de doses disponíveis para entrega imediata ao ministério.