Ministério da Saúde, em Brasília
Ministério da Saúde, em Brasília| Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O governo federal realiza reuniões na terça-feira (23) com representantes das indústrias de medicamentos envolvendo o kit intubação para pacientes com Covid-19. Na nota, o Ministério da Saúde afirma que "a aquisição é de responsabilidade dos estados, Distrito Federal e municípios". No entanto, a pasta informa que, no último fim de semana, foram realizadas reuniões de avaliação dos números de cada estado.

De acordo com a Saúde, as estratégias enumeradas para evitar o desabastecimento foram elencadas: a requisição dos estoques excedentes das indústrias (não comprometidos em contratos anteriores); aquisições internacionais (via Organização Panamericana de Saúde - Opas); e incremento da requisição de informações para harmonização de estoques e distribuição, além de pregões eletrônicos nacionais, possibilitando a adesão dos estados.

Uma reunião que estava marcada para domingo (21) para debater o kit intubação entre diretores da Anvisa, representantes do Ministério da Saúde, da indústria, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), foi cancelada. De acordo com a coluna de Mônica Bergamo, da Folha, uma falha no envio do e-mail aos participantes do encontro por parte de uma servidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou o debate para terça (23).