Ministro da Justiça, Sergio Moro: Senacom investiga Google por coleta de dados de crianças e adolescentes.
Ministro da Justiça, Sergio Moro: Senacom investiga Google por coleta de dados de crianças e adolescentes.| Foto: Agência Brasil

Órgão pertencente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, de Sergio Moro, o Departamento de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) abriu investigação contra o Google por “suposta coleta de dados de crianças e adolescentes, usuários do Youtube, sem o conhecimento dos pais". Segundo a Agência Brasil, as informações seriam usadas para publicidade dirigida, o que envolve localização de usuários, tipo de equipamento utilizado e o número de telefone, quando o acesso é feito por celulares.

Agora, o Google tem dez dias a contar desta sexta-feira (6) para responder ao requerimento do Senacom. Nos Estados Unidos, a empresa foi multada em US$ 170 milhões pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos por violar a privacidade de crianças usuários do YouTube. Além disso, em agosto, o Google também foi notificado pelo órgão brasileiro por suspeita de violações de privacidade quanto a captura indevida de dados de geolocalização.