O plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu a ministra Maria Thereza de Assis Moura como nova presidente do órgão para o biênio 2022-2024.
O plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu a ministra Maria Thereza de Assis Moura como nova presidente do órgão para o biênio 2022-2024.| Foto:

O plenário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) elegeu nesta quarta-feira (11) a ministra Maria Thereza de Assis Moura como nova presidente do órgão para o biênio 2022-2024. O ministro Og Fernandes foi escolhido como vice-presidente. Os dois também irão assumir o comando do Conselho da Justiça Federal (CJF). Os ministros irão substituir o atual presidente do STJ, ministro Humberto Martins, e o vice-presidente, ministro Jorge Mussi, que encerram suas gestões no final de agosto.

Em nota publicada pelo STJ, a nova presidente agradeceu a confiança e se comprometeu a manter e aprimorar o trabalho conjunto na condução do STJ, contando com a participação dos servidores, de forma a dar seguimento às boas práticas iniciadas em gestões anteriores.

Segundo informações divulgadas pelo STJ, a ministra Maria Thereza de Assis Moura é natural de São Paulo, onde iniciou sua trajetória profissional e acadêmica. Mestre e doutora em direito processual pela Universidade de São Paulo (USP) – instituição na qual também leciona –, tem especialização em direito penal econômico pela Faculdade de Coimbra, em Portugal. Ela é ministra do STJ desde 2006 e atual corregedora nacional de Justiça.

Na mesma sessão os desembargadores federais Messod Azulay Neto, Ney Bello Filho, Paulo Sérgio Domingues e Fernando Quadros da Silva foram indicados pelo plenário do STJ para compor a lista quádrupla que será enviada ao presidente Jair Bolsonaro para a escolha de dois novos ministros da Corte. As vagas foram abertas com a aposentadoria dos ministros Napoleão Nunes Maia Filho e Nefi Cordeiro, ambos vindos da magistratura federal. Os dois nomes escolhidos pelo presidente da República passarão por uma sabatina no Senado.