Marcelo Queiroga
O novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.| Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O médico Marcelo Queiroga, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para substituir Eduardo Pazuello no Ministério da Saúde, afirmou, nesta quarta-feira (17), que o distanciamento social ajuda a reduzir a circulação da Covid-19. Os dois participaram de um evento de entrega de 500 mil doses de vacina contra a Covid-19 produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

"Todas as políticas públicas colocadas no governo federal, são do governo federal. Estamos diante de uma doença nova e não tínhamos o conhecimento. As evidencias foram construídas ao longo do tempo. Todos sabemos da necessidade de ventilação dos pacientes mais graves, de políticas de distanciamento social próprias para diminuir a circulação do vírus. Vamos trabalhar para conseguir homogeneizar a conduta de assistência em todo o país", afirmou.

Já Pazuello, que faz a transição do cargo após ficar à frente da pasta por 10 meses, defendeu medidas preventivas para "evitar um grande número de mortos e continuar a vida na maior normalidade possível". "Vamos trabalhar, estudar, ensinar, treinar tropas, produzir, viver normalmente com cuidados preventivos. Essa é a nossa missão."