CPI atos DF
Ministro Alexandre de Moraes diz que finalizou a análise de todos os pedidos de liberdade provisória dos acusados no dia 8 de janeiro| Foto: Marcelo Camargo/EFE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta quinta-feira (16) liberdade provisória para outros 129 denunciados por suspeita de envolvimento nos atos de 8 de janeiro, que culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Foram negadas liberdades provisórias a 294 pessoas.

Os novos indicados para liberdade provisória poderão responder em liberdade mediante medidas cautelares, como tornozeleira eletrônica, entrega dos passaportes, obrigação de se recolher ao domicílio no período noturno, proibição do uso de redes sociais e da comunicação com os demais envolvidos, entre outras.

De acordo com o STF, esses foram os últimos pedidos de liberdade provisória feitos pelas defesas das pessoas presas para análise do ministro. E o supremo também garantiu que "tem trabalhado com celeridade nos procedimentos relacionados aos atos e assegurou a todos os investigados o devido processo legal".

O STF ainda informou que dos 1.406 que seguiram presos, permanecem na prisão 181 homens e 82 mulheres, totalizando 263 pessoas. Contudo, 4 mulheres e 27 homens foram presos por fatos relacionados ao dia 8, após o dia 9 de janeiro, em diversas operações policiais. De maneira que estão presos atualmente um total de 294 pessoas - 86 mulheres e 208 homens.