TJSP determinou multa diária de R$10 mil caso a Google, empresa proprietária da plataforma de vídeos, não reative o canal
Allan dos Santos, um dos proprietários do Terça Livre.| Foto: Reprodução Terça Livre

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Allan dos Santos, do canal Terça Livre. Como o jornalista está nos Estados Unidos, o ministro acionou o Ministério da Justiça para que inicie imediatamente um processo de extradição. Na decisão, do dia 5 de outubro, Moraes também ordenou que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol.

A embaixada dos Estados Unidos foi avisada da operação. Santos teria deixado o Brasil em julho com visto de turista, que já estava vencido desde fevereiro, segundo o portal G1. A decisão do ministro atende a um pedido da PF. A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu um parecer contrário à prisão. No pedido ao Supremo, a PF argumentou que Allan dos Santos "a pretexto de atuar como jornalista", organizou ataques à Constituição, aos Poderes e à Democracia.

Além disso, a PF suspeita que o movimento seja financiado por recursos públicos, já que Allan é um dos aliados da família Bolsonaro. Allan dos Santos é apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Ele é alvo de duas investigações que tramitam na Corte, os inquéritos que apuram disseminação de fake news e financiamento de atos antidemocráticos.