O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.
O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub.| Foto: Carolina Antunes/PR.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub preste um novo depoimento à Polícia Federal. O ex-ministro deverá esclarecer informações dadas no primeiro depoimento à corporação, em janeiro, quando afirmou que o ministro Ricardo Lewandowski havia tentado comprar sua casa, localizada num condomínio em São Paulo. A PF deve ouvir Weintraub em cinco dias.

Moraes viu "contradição" entre as falas de Weintraub e informações prestadas por seu advogado e por uma corretora de imóveis. A corretora responsável pelo negócio afirmou que jamais ofereceu o imóvel a Lewandowski. "Verificadas as contradições entre as declarações do requerido e as informações prestadas pelo seu advogado, Auro Hadana Tanaka, e pela corretora Rose Mary, verifico a necessidade de realização de nova inquirição de Abraham Weintraub para completo esclarecimento dos fatos", escreveu o ministro.

A corretora afirmou à PF que mostrou duas outras casas no mesmo condomínio de Weintraub a Lewandowski. Segundo ela, o ministro não se interessou pelos imóveis. Ela afirmou que entrou em contato com o responsável pela casa de Weintraub, que é o seu advogado e estava residindo no local, para perguntar se havia interesse alugar a residência. No entanto, a corretora disse que não chegou a oferecer a casa para o ministro, informou o jornal O Globo.