O ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes.| Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta terça-feira (10) que as investigações sobre a suposta atuação de uma milícia digital antidemocrática e sobre os ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas devem tramitar em conjunto. O ministro atendeu a um pedido da Procuradoria Geral da República (PGR).

Para a PGR, é necessário juntar as duas apurações antes de decidir se denuncia ou não o chefe do Executivo. Em agosto de 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu o inquérito para apurar as declarações de Bolsonaro durante uma live feita para provar a ocorrência de supostas fraudes nas eleições, o que não aconteceu. Apesar de ter prometido apresentar provas, o presidente admitiu que tinha apenas indícios de supostas fraudes e mostrou vídeos que circulam há anos na internet com suspeitas já desmentidas pelo TSE.

Em março, a subprocuradora-geral da República, Lindôra Araújo, afirmou que a apuração sobre a live presidencial deveria ser feita em conjunto com o inquérito da milícia digital, que apura a atuação de um grupo que seria organizado em núcleos articulados para atacar a democracia, a suspeita é de que o grupo seria financiado por dinheiro público.