Sergio Moro
O ex-juiz Sergio Moro.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ex-juiz da Lava Jato, Sergio Moro, defendeu nesta segunda-feira (18) a rejeição da PEC que pretende mudar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Moro afirma que se o projeto for aprovado "vai permitir que políticos interfiram no trabalho do Ministério Público". O ex-ministro da Justiça ressalta que "o promotor precisa de independência para fazer o seu trabalho com autonomia, sem medo de sofrer retaliações".

A proposta dá ao Congresso o poder de escolher o corregedor do CNMP, entre outros pontos. Procuradores e promotores argumentam que o texto é inconstitucional e ataca a independência do MP. "Você acha que o promotor vai ter condições de realizar seu trabalho sem medo de sofrer retaliações ou punições quando ele, por exemplo, investigar uma pessoa poderosa que tiver influência política?", questionou.

"Essa proposta não é boa para o Brasil. Tirar a independência do Ministério Público é desproteger a sociedade, é deixar as vítimas daqueles crimes vulneráveis", continua o ex-juiz. "Fale com seu deputado, peça para ele votar contra essa proposta. O Brasil precisa de um Ministério Público forte e independente", disse Moro.