Ministro da Justiça, Sergio Moro
Moro vai inaugurar o primeiro escritório integrado de inteligência na fronteira de Foz do Iguaçu| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O primeiro escritório de inteligência integrado na fronteira será inaugurado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, no próximo dia 16, em Foz do Iguaçu. A implementação do projeto, que é inspirado no modelo norte-americano, é coordenada pela Secretaria de Operações Integradas do MJSP e deve receber aportes do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e da Hidrelétrica de Itaipu. O escritório deverá auxiliar em investigações sobre o crime organizado do Brasil inteiro.

O escritório, um Centro Integrado de Operações em Fronteiras, vai se chamar Fusion Center, assim como nos Estados Unidos, e o projeto piloto vai funcionar em uma área de 600 metros quadrados no Parque Tecnológico de Itaipu. Pelo menos 16 instituições trabalham na implementação do projeto, como Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Inteligência (Abin), Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (UIF - antigo Coaf), Receita Federal, entre outros órgãos.