Covid-19 - aumento de casos e mortes
Segundo o governo de São Paulo, a adolescente tinha uma doença autoimune rara e grave.| Foto: Reprodução/Imperial College London

A Secretaria da Saúde de São Paulo informou nesta sexta (17) que a morte de uma adolescente de 16 anos de São Bernardo do Campo (SP) não foi causada por uma reação a aplicação da vacina da Pfizer, mas sim por uma doença autoimune. Em nota, o governo do estado afirmou que 70 profissionais reunidos pela Coordenadoria de Controle de Doenças e do Centro de Vigilância Epidemiológica analisaram o caso e concluíram que a vacina não foi a causa provável do óbito. A informação foi divulgada pela colunista Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

A investigação ocorreu porque a jovem foi imunizada contra Covid-19 e morreu sete dias depois. "As análises técnicas indicam que não é a vacina a causa provável do óbito e sim a doença identificada com base no quadro clínico e em exames complementares, denominada Púrpura Trombótica Trombocitopênica (PPT)", disse o governo paulista. A doença autoimune é considerada rara e grave.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, decidiu suspender a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. A Anvisa anunciou na quinta-feira (16) que vai investigar o caso da morte da adolescente, mas ressaltou que a vacinação deveria continuar como indicado.