Presidente Bolsonaro durante “motociata” em São Paulo
Presidente Bolsonaro durante “motociata” em São Paulo| Foto: Alan Santos/PR

O governo do estado de São Paulo informou que empregou R$ 1,2 milhão para reforçar o policiamento durante a "motociata" realizada pelo presidente Jair Bolsonaro neste sábado (12). Segundo o executivo local, policiais das três forças de segurança estaduais foram convocados para garantir a segurança do presidente.

Ao todo, foram convocados 6,3 mil policiais, sendo 1.433 para atuarem exclusivamente nas medidas relacionadas ao deslocamento dos manifestantes ao longo dos 129 km do trajeto. Foram empregados policiais de batalhões territoriais e especializados, como Baep, Choque, Trânsito, Rodoviária e Comando de Aviação da PM, Canil, além de equipes do Corpo de Bombeiros e do Resgate.

A operação contou ainda com cinco aeronaves, 10 drones e aproximadamente 600 viaturas, entre motos, carros, bases comunitárias móveis e unidades especiais. Todo ato foi monitorado pelo sistema Olho de Águia, por meio de câmeras fixas móveis, motolink e bodycams.

O presidente Bolsonaro, a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o deputado Coronel Tadeu e o ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, foram autuados por não usarem máscara durante o evento.