O vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) alcançou o segundo lugar em uma pesquisa eleitoral para o governo do Rio de Janeiro. O levantamento realizado pela Quaest mostra que no cenário em que é citado, Mourão conseguiu 17% das intenções de voto. O vice-presidente ficou atrás apenas do deputado federal Marcelo Freixo (PSB), que atingiu 23% da preferência. A pesquisa foi encomendada pelo jornal O Globo.

Mourão afirmou nesta sexta-feira (29) que só vai definir seu futuro político em março do ano que vem. Ele ainda não sabe se continuará na chapa do presidente Jair Bolsonaro para a reeleição. O chefe do Executivo já sinalizou que deve buscar um novo vice em 2022. Nos bastidores, especula-se que Mourão pode optar por concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Sobre o segundo lugar na pesquisa eleitoral, o vice-presidente disse que "não pode ser picado pela mosca azul" e deve "manter os pezinhos no chão".

"O Rio de Janeiro tem uma certa carência de lideranças. Pessoal lançou meu nome, tudo bem, é mais um nome ali no liquidificador desse momento que a gente está vivendo", disse Mourão. No cenário em que o vice-presidente é citado aparecem: Freixo (23%); Mourão (17%); Cláudio Castro (PL) com 12%; Rodrigo Neves (PDT) tem 6%; e Felipe Santa Cruz (PSD) registrou 3%. Os indecisos são 7%; brancos e nulos somam 30%; e os que disseram que não irão votar ou não responderam são 2%.

A pesquisa da Quaest, encomendada pelo jornal O Globo, entrevistou 1.804 pessoas no estado do Rio de forma presencial entre os dias 22 e 26 de outubro. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%.