O vice-presidente, general Hamilton Mourão
O vice-presidente, general Hamilton Mourão| Foto: José Cruz/Agência Brasil

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou, nesta terça-feira (3), que Brasil e Estados Unidos devem manter a relação já existente mesmo que o candidato democrata Joe Biden vença o pleito. "O relacionamento do Brasil com os Estados Unidos é um relacionamento de Estado para Estado, independente do governo que estiver lá. Óbvio que cada governo tem suas prioridades, suas características pontuais, mas, no conjunto da obra, vamos continuar com as mesmas relações", disse.

Mourão declarou ainda que a postura do presidente Jair Bolsonaro em relação a Donald Trump é uma "opinião pessoal", embora, segundo Mourão, o presidente "fale pelo governo".

Mourão também comentou a posição de Biden sobre o combate ao desmatamento na Amazônia. "Pode ser que a equipe do Biden tenha uma ação mais incisiva, mas vamos lembrar que os Estados Unidos estão entre os países que mais emitem gás carbônico no mundo, então primeiro eles têm que resolver os problemas deles, para depois vir para o nosso", disse.