O vice-presidente Hamilton Mourão.
O vice-presidente Hamilton Mourão.| Foto: Alan Santos/PR.

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta sexta-feira (19) que o governo ainda avalia os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) sobre o desmatamento na Amazônia para "ver qual a realidade". Ontem, o Inpe informou que 13.235 km² de floresta foram destruídos entre 01 agosto de 2020 a 31 julho de 2021, maior patamar desde 2006.

"Sem desfazer dos números, que obviamente não são bons, a gente tem que olhar o tamanho da Amazônia, né? Vamos ver que a Amazônia Legal tem 5 milhões de quilômetros quadrados. Então, se nós tivemos 13 mil quilômetros de desmatamento, isso dá 0,23% da Amazônia que teria sido desmatada”, disse o vice-presidente ao deixar o Palácio do Planalto, nesta sexta-feira, segundo o Estadão.

Mourão, que também é presidente do Conselho da Amazônia, afirmou que não viu os dados sobre o desmatamento antes da Cúpula do Clima da ONU, a COP-26. O levantamento do Inpe foi divulgado nesta quinta-feira (18), mas está datado de 27 de outubro, isso levantou suspeitas de que o governo poderia saber dos dados durante a COP-26. O vice-presidente disse não acreditar em atraso proposital na divulgação do documento.