O vice-presidente da República, Hamilton Mourão.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta quarta-feira (10) que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a execução das emendas de relator, o chamado orçamento "secreto", foi "oportuna". Mourão defendeu que é necessário dar "máxima publicidade" à utilização de dinheiro público. "Acho que os princípios da administração pública, de legalidade, de impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência não estavam sendo respeitados nessa forma aí de execução orçamentária. Então, eu acho que a intervenção do STF foi oportuna", disse o vice-presidente ao chegar ao Palácio do Planalto, segundo o portal G1.

A declaração de Mourão contraria a visão do presidente Jair Bolsonaro sobre o tema. Na noite de sexta-feira (5) a ministra Rosa Weber decidiu suspender a execução das emendas de relator, conhecidas como orçamento "secreto" ou "paralelo". Ontem, a Corte formou maioria no plenário virtual para manter a suspensão.

Na segunda-feira (8), o mandatário afirmou que a decisão da ministra de suspender os pagamentos não tinha argumentos justos. "Os argumentos usados pela relatora no Supremo não são justos. Dizer que nós estamos barganhando. Como é que eu posso barganhar se quem é o dono da caneta é o relator, é o parlamentar? E não é secreto porque está no Diário Oficial da União", disse o presidente.