Vice-presidente Hamilton Mourão defendeu a contribuição das Forças Armadas no processo de transparência das eleições deste ano.
Vice-presidente Hamilton Mourão defendeu a contribuição das Forças Armadas no processo de transparência das eleições deste ano.| Foto: Alan Santos/PR

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, defendeu nesta segunda-feira (16) a contribuição das Forças Armadas no processo de transparência das eleições deste ano, mas afirmou que a responsabilidade pela lisura do processo eleitoral cabe ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As declarações foram feitas para a CNN Brasil.

“As Forças Armadas foram convocadas para auxiliar no processo de transparência e assim o fizeram, apresentando os questionamentos que julgaram pertinentes e de acordo com judicioso trabalho realizado. Compete ao TSE aceitar ou não, pois é dele a responsabilidade pela lisura do processo”, afirmou o vice-presidente.

Na sexta-feira (13) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu um dos principais procedimentos de auditoria das urnas eletrônicas: a segunda etapa do Teste Público de Segurança (TPS), no qual especialistas em segurança da informação são convidados para tentar burlar as barreiras de segurança do equipamento, adulterar ou quebrar o sigilo dos votos.