O vice-presidente, Hamilton Mourão
O vice-presidente, Hamilton Mourão| Foto: Marcos Correa - Editor JN

O vice-presidente Hamilton Mourão minimizou os atrasos e as falhas nas negociações internacionais feitas pelo governo brasileiro para a aquisição de vacinas contra a Covid-19 e disse que a corrida pela vacina "está causando problemas no mundo inteiro".

"Essa corrida da vacina, é uma corrida que está, vamos dizer assim, causando problema no mundo inteiro porque a quantidade de gente é enorme a ser vacinada e a quantidade de insumos produzidos não é dentro das necessidades", afirmou Mourão na chegada à sede da Vice-Presidência.

A declaração de Mourão ocorre após um período de incertezas sobre o envio de lote de vacinas vindas da Índia, previsto para chegar nesta sexta-feira (22), e à espera da liberação para importar insumos da China para dar continuidade à produção de vacinas no país.

Mourão, no entanto, citou o caso dos Estados Unidos para reforçar que "todos os países enfrentam problemas" quanto ao processo de vacinação. "Eu vi que agora o presidente americano prometeu que em 100 dias ele vai vacinar 100 milhões de pessoas. Isso é um milhão de pessoas por dia, uma coisa difícil para um país que não tem um sistema de saúde capilarizado como é o nosso aqui no Brasil. Então, todos os países estão enfrentando problemas dessa natureza", disse.