Estado geral de saúde de Mourão é bom, informa assessoria
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão| Foto: Sérgio Lima/AFP

Ao comentar sobre a situação da crise na saúde em Manaus, no Amazonas, o vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta sexta-feira (15) que o governo federal faz "além do que pode" para prestar auxiliar ao estado e citou a questão logística. "O governo está fazendo além do que pode dentro dos meios que a gente dispõe. Agora, eu já falei aqui para vocês várias vezes a respeito de Amazônia. Na Amazônia as coisas não são simples,", afirmou.

No entanto, Mourão atribuiu à localização da capital amazonense problemas de logística para a chegada de suprimentos, como oxigênio. "Você só chega lá de barco ou de avião. Qualquer manobra logística para você, de uma hora para outra, aumentar a quantidade de suprimentos lá requer meios que, vamos colocar aí, a Força Aérea até alguns anos atrás tinha Boeings", disse.

Aviões C-99 da Força Aérea Brasileira (FAB) vão transferir 235 pacientes de Manaus para seis estados por falta de oxigênio nos hospitais da capital do Amazonas. Além disso, a principal fornecedora do insumo obteve autorização do governo da Venezuela para buscar oxigênio no país vizinho. Por outro lado, na quinta (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que aviões da FAB carregados com cilindros de oxigênio devem chegar ao Amazonas.