O vice-presidente Hamilton Mourão.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão.| Foto: Alan Santos/PR.

O vice-presidente, Hamilton Mourão (PRTB), sinalizou nesta sexta-feira (4) que deve concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul nas eleições deste ano. A indicação já teria sido comunicada a aliados do general. Mourão deve deixar o PRTB, mas ainda não definiu um novo partido. Existe ainda possibilidade de o vice-presidente migrar para o PP e compor uma chapa com o senador Luis Carlos Heinze e disputar o governo do estado.

No entanto, essa movimentação depende de conversas entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Heinze. Além disso, o senador tenta articular uma aliança com o ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, para concorrer ao Palácio Piratini. Se a chapa Onyx-Heinze se confirmar, Mourão disse que está disposto a se filiar ao PP e disputar o Senado. Outra possibilidade para o vice-presidente é se filiar ao Republicanos.

Mourão também cogitou se candidatar ao Senado pelo Rio de Janeiro e, para isso, contava com o apoio de Bolsonaro. Mas por lá a concorrência pela bênção presidencial nas eleições é maior. O PL, partido de Bolsonaro, já indicou que pretende apoiar a reeleição do senador Romário. Já o presidente da República vê com bons olhos uma candidatura do atual deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), que teria, na visão de Bolsonaro, mais potencial para aglutinar os votos da direita.