O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro
O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Ministério Público Federal (MPF) decidiu arquivar uma denúncia contra o ex-juiz Sergio Moro que buscava informações sobre o contrato firmado entre ele e a consultoria Alvares & Marsal. A denúncia foi apresentada pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP), que também propôs uma CPI na Câmara para apurar o caso. A decisão do MPF foi antecipada pelo site O Antagonista.

Segundo o procurador Marcus Marcelus Goulart, responsável pelo arquivamento, não há "vedação legal e constitucional ao livre exercício de atividades privadas após o desligamento do serviço público”. Ele ressaltou também que Moro ingressou na Alvares & Marsal quase dois anos depois de ter abandonado a carreira da magistratura. O ex-juiz deixou a função pública no fim de 2018, quando aceitou o convite de Jair Bolsonaro para ser o ministro da Justiça, e iniciou o trabalho com a Alvares & Marsal em dezembro de 2020.

O vínculo entre o ex-juiz e a Alvares & Marsal tem sido contestado por representantes do PT por conta de um suposto conflito de interesses, já que a empresa atuou em recuperações judiciais de empresas investigadas pela Lava Jato.