O Procurador-Geral da República, Augusto Aras.
O documento é assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e pela subprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado, coordenadora do Giac.| Foto: STF / Rpsinei Coutinho

O Ministério Público Federal (MPF) pediu esclarecimento aos governadores estaduais sobre o ritmo de vacinação em suas regiões. Nesta quinta-feira (15) o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac) enviou um ofício para todos os chefes dos poderes executivos estaduais solicitando, no prazo de até 10 dias, explicações sobre a diferença entre o número de vacinas contra a Covid-19 enviadas pelo governo federal às unidades federativas e as doses efetivamente aplicadas na população. O documento é assinado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, e pela subprocuradora-geral da República Célia Regina Souza Delgado, coordenadora do Giac.

Um levantamento do próprio Giac aponta que, segundo informações do Ministério da Saúde, já foram distribuídas aos estados 48.088.916 doses de vacinas contra o coronavírus, porém, apenas 32.160.509 destas foram aplicadas. Os ofícios detalham também o total de doses enviadas e aplicadas em cada estado, destacando a diferença nos números.