Sede da PGR, em Brasília
Sede da PGR, em Brasília| Foto: Foto: Antonio Augusto / Secom / PGR.

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (22) o trancamento do inquérito que apura suposta intimidação de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) por procuradores da Lava Jato. O inquérito foi aberto de ofício pelo STJ após a revelação de uma troca de mensagens na operação Spoofing.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, reagiu à investigação do STJ em fevereiro e classificou o movimento como "extremamente grave e preocupante". Aras cogitou ainda recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O pedido é assinado pelo subprocurador-geral da República José Adonis Callou de Araújo Sá, designado por Aras. No pedido, o subprocurador alega que a Corte "não possui atribuição constitucional" para o ato. Ao mesmo tempo, afirma que o inquérito é diferente daquele aberto por ofício pelo STF para investigar fake news e ameças contra magistrados. O subprocurador argumenta ainda que está em análise um procedimento administrativo instaurado e também no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).