O presidente Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro, presidente da República| Foto: AFP

O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) afirmou nesta quinta-feira (6) durante sessão da CPI da Covid que irá fazer requerimento para que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) explique as declarações do presidente Jair Bolsonaro relacionadas à China.

Jereissati disse que os questionamentos serão sobre a existência de uma "guerra química" da China sugerida por Bolsonaro em discurso no Palácio do Planalto na última quarta. "Ontem o presidente da república fez uma das declarações mais graves e sérias que eu já vi um presidente da república no Brasil fazer, de que a pandemia poderia fazer parte de uma guerra química provinda da sua origem, evidentemente ele não fala o nome, mas da China. Isso é muito grave", justificou o senador.

"Se nós estamos vivendo uma guerra química é uma das piores situações mundiais desde a Segunda Guerra Mundial se não, nós estamos fazendo uma injúria contra o nosso maior fornecedor de vacinas neste momento."

A CPI da Covid no Senado ouve hoje o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o presidente da Agência Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres.