O ministro do STF, Gilmar Mendes.
O ministro do STF, Gilmar Mendes.| Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes falou que é preciso "reduzir os exageros" entrevista à rádio CBN nesta segunda-feira (12) e defendeu que "evitemos tensões evitáveis ou desnecessárias". O magistrado fez referência à reação das Forças Armadas à declaração do presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM).

Gilmar Mendes também defendeu que é necessário preservar a democracia. "Não é função das Forças Armadas fazer ameaças à CPI ou ao Parlamento. Pelo contrário, as Forças Armadas têm o poder e o dever de proteger as instituições", afirmou.

Durante sessão na CPI, Aziz disse que há "membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo", e que os "bons" das Forças Armadas devem estar "muito envergonhados". A declaração provocou reação e uma nota assinada pelo ministro da Defesa, Braga Netto, e pelos comandantes Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira (Exército), Almir Garnier Santos (Marinha), e Carlos de Almeida Baptista Junior (Aeronáutica).