O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz
O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz| Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente da CPI da Covid do Senado, Omar Aziz (PSD-AM), rebateu as críticas que o presidente Jair Bolsonaro fez nesta quarta-feira (8) à comissão. Aziz disse que Bolsonaro busca desqualificar o colegiado e declarou que os trabalhos não serão afetados pelo chefe do Executivo. "Não é o senhor [Bolsonaro] que vai parar essa CPI", disse.

Aziz também afirmou que não faz prejulgamentos, que não chamou Bolsonaro de "genocida" e nem que disse que o presidente faz "rachadinhas" - estas acusações são costumeiramente feitas por adversários do chefe do Executivo.

O senador pediu também a Bolsonaro que se manifeste sobre as denúncias do deputado Luís Miranda (DEM-DF), que disse à comissão que tomou conhecimento de um esquema de corrupção no Ministério da Saúde e levou a denúncia diretamente ao presidente da República.

"Senhor presidente [Bolsonaro], chefe da grande nação brasileira: por favor,diga se o deputado Luis Miranda está mentindo. Diga que o seu líder da Câmara [Ricardo Barros] é um homem honesto", disse. Barros foi citado por Miranda - segundo o deputado, Bolsonaro disse a ele que o esquema de corrupção era obra do líder governista.

Até o momento, Bolsonaro não falou publicamente sobre as denúncias de Miranda.