O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG)| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) declarou nesta quarta-feira (17) que buscará manter o foco do Congresso em "vacina, auxílio e reformas" e evitar que a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) se transforme em uma "crise institucional". As manifestações foram feitas pelo parlamentar em seu perfil no Twitter.

"A Câmara Federal está acima do ato de um parlamentar; o STF acima de uma decisão específica; e o Estado Democrático de Direito acima de todos. O caso do deputado Daniel Silveira deve ser resolvido com procedimentos próprios das duas instituições e à luz da Constituição e da Lei. Atentar contra a Democracia e suas instituições é gravíssimo, sujeito ao crivo ético e judicial. Por outro lado, prender ou manter preso alguém antes do julgamento deve continuar a ser tratado como grave exceção", escreveu Pacheco.

A prisão de Silveira foi confirmada pelo STF no início da tarde desta quarta mas precisa ainda ser discutida pela Câmara. A expectativa é que os deputados façam uma sessão sobre o assunto nas próximas horas.