Nova CPMF: Dilma buscava desonerar folha, lembra Maia
Maia compara proposta de nova CPMF a iniciativas de Dilma para buscar desoneração de folha de pagamento.| Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, demonstrou que a intenção de criar uma nova CPMF não passará fácil no Congresso. "A CPMF tem muito pouco apoio entre os que conhecem da questão tributária. Não sei se esse é o melhor caminho para resolver o custo da contratação da mão de obra. Entendemos qual é a preocupação do governo. O governo Dilma Rousseff fez uma desoneração forte da mão de obra e não deu certo. Acabou que brasileiros pagaram a conta. Acho que a intenção está correta, mas não sei se a fórmula é o melhor caminho", disse nesta terça-feira ao chegar à Câmara.

Mais cedo, o secretário adjunto da Receita, Marcelo Silva, confirmou que o governo vai enviar ao Congresso uma proposta de criação da Contribuição sobre Pagamentos (CP) para reduzir gradualmente os impostos que as empresas pagam sobre a folha de salário dos funcionários. A alíquota do novo tributo será de 0 20% no débito e crédito financeiro e de 0,40% no saque e depósito em dinheiro. Questionado sobre se a proposta do governo pode ter chance de caminhar na Câmara, Maia pediu calma até que o governo formalize a proposta. "Não vou tratar de um tema difícil e polêmico que tem muita dificuldade de andar nesta Casa sem ela estar no papel", disse.