Prévias do PSDB
PSDB afirmou que os testes do novo aplicativo das prévias não foram totalmente satisfatórios e trabalham agora com uma nova empresa.| Foto: Joédson Alves/EFE

O novo aplicativo desenvolvido pela Relatasoft para viabilizar a votação nas prévias do PSDB foi reprovado nos testes de funcionalidade realizados na madrugada desta quarta-feira (24). Com isso, o partido busca agora outras empresas na tentativa de encontrar uma solução para a computação dos votos nas eleições internas da legenda. Segundo a assessoria de imprensa, no momento a empresa Bee Voter está testando a finalização dos votos.

“Em relação à empresa de votação eletrônica para as prévias do PSDB, os testes realizados durante toda noite e madrugada não foram totalmente satisfatórios. Em reuniões confirmadas já para o início desta manhã, o PSDB e campanhas já programam testes com nova empresa. Outras entidades também já estão contatadas”, afirmou o partido.

A votação foi suspensa no domingo (21) depois que o primeiro aplicativo, desenvolvido pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS), também apresentou falhas. Os governadores João Doria, de São Paulo, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, disputam as eleições internas da sigla para a candidatura à Presidência da República no próximo ano.

Em entrevista coletiva na noite de terça-feira (23), o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, afirmou que o partido estava trabalhando com alternativas paralelas na tentativa de corrigir os erros do aplicativo desenvolvido pela UFRS e realizando também testes com mais de uma empresa no desenvolvimento de um novo sistema.

“Já estamos em conversa paralela com uma segunda empresa e com uma terceira empresa”, disse. “Mais de 60% desses votos (das prévias) estão colhidos e esperamos uma posição técnica das candidaturas em relação a avaliação dos sistemas que estão em diálogo de contratação, se eles suportam o critério de segurança que cada candidatura do partido define. Feito isso, abre-se o processo para conclusão do resultado das prévias e anunciaremos o candidato do PSDB”, garantiu Araújo.