Novo nome do Coaf: Unidade de Inteligência Financeira
Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o ministro da Economia, Paulo Guedes. Mudança de pasta para BC marca também o novo nome do Coaf: Unidade de Inteligência Financeira.| Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Com o anúncio da transferência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) para o Banco Central - via medida provisória, a MP do Coaf -, o órgão que passou pelo Ministério da Justiça e voltou à casa de origem, o Ministério da Economia (ex-Fazenda), foi rebatizado. Ficou assim o novo nome do Coaf: Unidade de Inteligência Financeira (UIF). Em inglês, a tradução é Financial Intelligence Unit (FIU): termo frequente para órgãos similares de inteligência financeira em outros países.

O novo nome do Coaf também se relaciona diretamente a outras unidades e órgãos que compõem a estrutura do BC, como o Comitê de Política Monetária (Copom), o Comitê Consultivo do Mercado de Câmbio do Brasil e o Comitê de Estabilidade Financeira (Comef). Resta saber, contudo, se a equipe do antigo Coaf será mantida no Banco Central.