Novo procurador-chefe da Lava Jato na PGR, Adonis Callou
Novo procurador-chefe da Lava Jato na PGR, Adonis Callou (à direita) foi relator de processos administrativos e julgou conduta de magistrados e procuradores no CNJ e CNMP.| Foto: Divulgação / TRT 1ª Região

Novo procurador-geral da República, Augusto Aras já tem o novo procurador-chefe da Lava Jato na PGR: José Adonis Callou de Araújo Sá, subprocurador-geral da República, aceitou o convite, segundo informou o jornal O Globo. Adonis Callou já atuou em recursos de ações da operação junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e foi membro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por quatro anos. O órgão é responsável por julgar magistrados. No conselho, Adonis foi o relator de processos administrativos disciplinares.

Antes do CNJ, em 2006, o novo procurador-chefe da Lava Jato na PGR foi nomeado secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), órgão que julga a conduta de procuradores. Durante o mandato de Raquel Dodge como procuradora-geral da República, nos últimos dois anos, Adonis Callou atuou como membro titular Câmaras de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal. Ele parece ir na linha do que Augusto Aras queria para a operação: revisar o que ele chama de desvios.