Fachada do Conselho Federal da OAB
Fachada do Conselho Federal da OAB| Foto: Divulgação

A Ordem dos Advogados do Brasil convocou para a terça-feira (9), às 09h, uma sessão extraordinária do conselho da entidade. Um aviso da convocação foi publicado pelo próprio presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, em uma postagem no Twitter.

O encontro irá discutir a gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia do novo coronavírus. Esta informação foi publicada pelo jornal O Estado de São Paulo, que entrevistou Santa Cruz.

Na entrevista, o presidente da OAB declarou que "há muita pressão de conselheiros e ex-presidentes por medidas duras contra o governo Bolsonaro".

Ainda segundo a reportagem do Estadão, o impeachment do presidente da República deve ser debatido durante a sessão. O conselho federal da Ordem já denunciou o governo brasileiro à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos) por "violações" e "omissão" na pandemia.

No site da OAB, a convocação oficial para a sessão extraordinária não fala oficialmente em discutir a gestão do governo durante a pandemia.

Segundo a pauta, serão debatidos dois temas: um ligado à MP que cria restrições para a importação e a distribuição de vacinas contra a Covid-19 ainda não registradas pela Anvisa e o outro que é uma "proposta de parecer sugerindo que o Congresso Nacional tome providências para garantir a correta destinação de recursos públicos ao combate da crise sanitária decorrente da pandemia".