Ministério da Defesa realizou desfile de blindados nesta terça-feira (10) em Brasília.
Ministério da Defesa realizou desfile de blindados nesta terça-feira (10) em Brasília.| Foto: Reprodução/Youtube

O presidente Jair Bolsonaro recebeu na manhã desta terça-feira (10) o convite de militares da Marinha para o exercício da Operação Formosa 2021, que ocorre no dia 16 de agosto. A solenidade aconteceu por volta das 08h30, após um comboio das forças armadas desfilar pela Praça dos Três Poderes, em Brasília, o que provocou a reação dos partidos de oposição, que pediram à Justiça a suspensão do evento.

Bolsonaro recebeu o convite das mãos de um oficial da Marinha na rampa do Palácio do Planalto. O presidente estava acompanhado do Ministro da Defesa, Walter Braga Netto e dos três comandantes das Forças Armadas, além de outros ministros e autoridades. A parada militar acontece no mesmo dia da votação da PEC do Voto Impresso no Congresso. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) classificou o episódio como “trágica coincidência.”

Segundo a Marinha, diversas autoridades foram convidadas para assistir ao Dia de Demonstração Operativa e a entrega simbólica do convite foi planejada antes da agenda para votação do Voto Impresso no Congresso, não tendo qualquer relação com a agenda da Câmara. Apesar de ser um evento tradicional, realizado desde 1988, essa é a primeira vez que o comboio passa pela Esplanada dos Ministérios.

Na noite de ontem, o presidente da República publicou uma mensagem em suas redes sociais estendendo o convite para autoridades dos outros Poderes. "Sr. Presidente do ... STF, Câmara Federal, Senado, TCU, TSE, STJ, TST, Deputados, Senadores. Como ocorre desde 1988, a nossa Marinha realiza exercícios em Formosa/GO. Como a tropa vem do Rio, Brasília é passagem obrigatória. Muito me honraria sua presença amanhã na Presidência, onde receberei os cumprimentos da Força e lhes desejarei boa sorte na missão", publicou o Bolsonaro.