Essa é a sexta denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional desde que assumiu o governo e a primeira por crimes ambientais. Até o momento, nenhuma delas foi acolhida.
Essa é a sexta denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional desde que assumiu o governo e a primeira por crimes ambientais. Até o momento, nenhuma delas foi acolhida.| Foto: DivulgaçãoFacebook/ICC

A organização não governamental austríaca All Rise encaminhou nesta terça-feira (12) uma queixa ao Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia, na Holanda, contra o presidente brasileiro Jair Bolsonaro por crimes contra a humanidade. Segundo a entidade, as ações de Bolsonaro e suas políticas ambientais estão ajudando a destruir a Amazônia com desflorestamentos e incêndios, o que tem impactando negativamente as mudanças climáticas em todo o mundo. "Estima-se que as emissões atribuíveis ao governo Bolsonaro causarão mais de 180.000 mortes por excesso de calor em todo o planeta nos próximos 80 anos com base nos comprometimentos climáticos atuais”, diz a Ong.

A denúncia tem mais de 300 páginas contendo argumentos legais e dados científicos que, segundo a entidade, embasam a queixa. Essa é a sexta denúncia contra Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional desde que assumiu o governo e a primeira por crimes ambientais. Até o momento, nenhuma delas foi acolhida. “O presidente brasileiro Jair Bolsonaro está destruindo a Amazônia. Suas ações ameaçam a todos nós. Hoje, o planeta revida. Estamos entrando com ações contra o Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional. Juntos, vamos cobrá-lo”, publicou a All Rise em suas redes sociais.